sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A revolução tecnológica: da aldeia à aldeia global.

O único avanço isolado que teve efeito tão grande quanto a informatização na história da comunicação aconteceu por volta de 1450, quando Johann Gutenberg, um ourive da cidade de Mainz, na Alemanha, inventou o tipo móvel e apresentou a primeira prensa na europa( a China e a Coréia já possuíam prensas). O invento mudou a cultura ocidental para sempre. Gutenberg levou dois anos para compor os tipos de sua primeira Bíblia, mas, uma vez feito isso, teve condições de imprimir múltiplos exemplares. Antes de Gutenberg, todos os livros eram copiados a mão. Os monges, geralmente encarregados de copiar a bíblia, raramente conseguiam fazer mais de uma cópia por ano. A prensa de Gutenberg era, em comparação, uma impressora a laser de alta velocidade.
O aparecimento da prensa fez mais pela cultura ocidental do que simplesmente introduzir uma forma mais veloz de reproduzir um livro. Até aquela época, apesar do transcuro de gerações, a vida era comunitária e praticamente imultável. A maioria das pessoas só conhecia aquilo que via com os próprios olhos ou ouvia em relatos de terceiros.
Poucos se aventuravam para além das fronteiras da aldeia, em parte porque, sem mapas confiáveis, em geral era quase impossível encontrar o caminho de volta. Como disse James Burke: "Nesse mundo, todas as experiências eram pessoais: os horizontes eram pequenos, a comunidade olhava para dentro. O que existia no mundo exterior era uma questão de ouvir dizer."
O caminho da informatização transformou nossa cultura tão radicalmente quanto a prensa de Gutenberg transformou a idade média. As distâncias desapareceram e a informação circula na velocidade da luz.
A verdade é que, numa velocidade sem precedentes, a tecnologia muda o cotidiano e traz melhorias com as quais nem sequer se ousava sonhar. As mudanças tecnológicas atingiram um ritmo mais rápido do que em qualquer outra época da História. A espécie humana levou milhões de anos entre descer da árvore e descobrir os metais. Cinco milênios depois, criou as primeiras máquinas.
Entre a revolução industrial e os primeiros computadores, o intervalo é de apenas dois séculos.
Conectados à rede de computadores, os funcionários de grandes empresas já se comunicam entre si através de mensagens, fax, telefonemas e videoconferências.
A revolução tecnológica entra no cotidiano por tantos lados que as pessoas nem sequer se dão conta da enormidade das mudanças. A internet inaugurou a "aldeia global" na maior aventura tecnológica da História da humanidade. A internet reúne milhões de usuários em mais de 200 países. Através dela, as pessoas trocam mensagens, fazem ciência, lêem jornais, discutem, namoram, e assim como nós estudam.

Um comentário:

  1. Este texto é excelente,destaque para este fragmento do mesmo :
    "A revolução tecnológica entra no cotidiano por tantos lados que as pessoas nem sequer se dão conta da enormidade das mudanças".Essa é a mais pura verdade,para acompanharmos tudo que vem acontecendo ao longo desses anos é preciso estar sempre atento,rsrs. Ainda bem que recursos com a internet, fax,celular, entre outros facilitam nossa vida, aqui estamos nós, estudando na UnB sem sair de casa.
    Viva a tecnologia na escola !

    ResponderExcluir